16% dos comércios mudaram de endereço durante a pandemia, aponta pesquisa

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Uma pesquisa nacional, encomendada pela VR, uma empresa de cartões de benefícios, e realizada pelo Instituto Locomotiva, revelou que 16% dos estabelecimentos tiveram que mudar de endereço durante a pandemia. Dentre as razões que levaram a essa decisão, destacam-se a redução do valor do aluguel (45%), o aumento do trabalho remoto (16%), a mudança para locais mais próximos das residências (15%) e a diminuição do fluxo de pessoas (15%). O estudo indica que, para 59% desses estabelecimentos, o novo endereço foi em bairros residenciais.

Os dados de deslocamento coincidem com outro indicador: o aumento de proprietários de estabelecimentos que passaram a residir em áreas mais afastadas. Esse índice atingiu 30%, comparado aos 16% do ano anterior, indicando não apenas uma expansão significativa, mas também a necessária adaptação do setor.

“A mudança para modelos de trabalho híbrido ou totalmente remoto levou a uma perda de dinamismo nas regiões comerciais, que dependem da circulação de consumidores,” explica Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Essa mudança nos padrões de comportamento e hábitos de consumo permitiu que os estabelecimentos se deslocassem para outras regiões, resultando em redução de custos,” acrescenta.

O estudo, baseado em 760 entrevistas, revela que 58% dos responsáveis pelos estabelecimentos são homens e 65% têm 40 anos ou mais. Além disso, mostra que, além da mudança de local, a pandemia causou outros impactos nos negócios. A movimentação, por exemplo, diminuiu: 98% dos estabelecimentos estão operacionais desde antes da pandemia, mas 44% registram menor movimento, especialmente restaurantes, lanchonetes e padarias.

A pesquisa ouviu gestores de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil, entre 28 de julho e 25 de agosto deste ano, abordando as ações adotadas durante a pandemia, o cenário atual e as perspectivas futuras. Sobre o impacto nas margens da companhia, Vinícius Porto, diretor de Experiência do Cliente, afirmou que a estratégia considera essa questão e implementa mecanismos para melhorar esse indicador.

Uma pesquisa nacional, encomendada pela VR, uma empresa de cartões de benefícios, e realizada pelo Instituto Locomotiva, revelou que 16% dos estabelecimentos tiveram que mudar de endereço durante a pandemia. Dentre as razões que levaram a essa decisão, destacam-se a redução do valor do aluguel (45%), o aumento do trabalho remoto (16%), a mudança para…

Uma pesquisa nacional, encomendada pela VR, uma empresa de cartões de benefícios, e realizada pelo Instituto Locomotiva, revelou que 16% dos estabelecimentos tiveram que mudar de endereço durante a pandemia. Dentre as razões que levaram a essa decisão, destacam-se a redução do valor do aluguel (45%), o aumento do trabalho remoto (16%), a mudança para…